domingo, 25 de outubro de 2009

Música Tailandesa

A Tailândia é um reino que fica no sudeste asiático e se destaca pelo fato de ser o único país da região que não foi colônia de nenhum país do Ocidente. Thai, além de ser o nome do maior grupo étnico do país, significa liberdade em tailandês. O nome oficial do país era Sião e assim foi até 1945, quando foi rebatizada de Thailand, ou Tailândia, para os íntimos da língua portuguesa.
A Cultura Tailandesa se aproxima em alguns pontos da cultura hindi e também da cultura Chinesa. No que diz respeito a música, apesar de nunca ter sido colonizada por nenhuma potência ocidental, nada impediu que os ritmos europeus e americanos influenciassem a produção musical.
A cena pop é dominada por músicas mais lentas, românticas, muito parecidas no estilo e sonoridade com as músicas do vizinho Laos. Com relação ao Rock, a Tailândia é um ótimo centro de referência. Diversos estilos podem ser encontrados desde o metal mais pesado ao rock clássico, todos os estilos com representantes consagrados e influentes na música não só da Tailândia como da região. Destaque para o Punk rock, cujo ritmo acelerado combina muito bem com a língua.
Existem ainda dois ritmos tradicionais tailandeses: o Luk Thung e o Mor lam. O Luk thung é a "música sertaneja" da Tailândia. Ela é mais popular que o mor lam e seus temas refletem as dificuldades da vida no campo. Até o estilo e a voz dos cantores lembram bastante as duplas sertanejas de um certo país da América do Sul (Brasil).
O mor lam, por sua vez, vem do Laos e em sua forma moderna aborda temas da vida urbana. A principal característica desse ritmo é a adaptação do tempo ao texto. Enquanto os mor lam's mais tradicionais tendem a ser mais lentos, os atuais são bem rápidos, sendo comparados ao rap.
Essa nação da liberdade, apesar de influenciada pelos estilos ocidentais, consegue manter sua identidade musical. A língua, que é tonal, casa perfeitamente com estilos mais rápidos de música como o punk rock e o hip hop.
Alguns representantes da música tailandesa são: Lift&Oil, Taxi, Siriporn Ampaiphong, Armchair, Buddha Bless entre outros. Todos eles facilmente encontrados em qualquer programa de busca de mp3.
A música tradicional tailandesa não segue nenhuma nota e é o músico quem cria a melodia.
Como na dança tradicional, quem desejar aprender a tocar só pode observar e imitar os movimentos do mestre. O grupo tradicional, o “piphat band”, é normalmente composto por entre cinco a vinte e cinco músicos e pode-se ouvir habitualmente como acompanhamento das peças teatrais.
Nos restaurantes com espectáculos de danças tradicionais e lutas de thai boxing, os membros da banda destacam-se com as próprias músicas, de tal maneira que a música converte-se num elemento integrante de sucesso. Existem muitos outros estilos de música popular.
Cada forma musical é uma expressão de cada etnia: no Norte, por exemplo, o Mangala é uma exibição musical local que é executada durante o decorrer dos eventos pelos bons ou maus auspícios; o Mong Kat, de Mae Hong Son, é um tipo de música que sai de cilindros de bambu. Deriva provavelmente dos lenhadores, que antigamente improvisavam o som da madeira que cortavam; o Luk Toon, definido como “música popular tailandesa” reflecte o espirito e a filosofia de vida dos povos rurais e trata temas como o amor, o aborrecimento e a tristeza. As palavras são simples mas carregadas de significado e muito expressivas.
O Won Kan Truem é a tipica expressão musical dos nativos do alto Khemer, nas áreas de Buriram, Surin e Si Saket. As palavras, em khmer, são acompanhadas pelo instrumento principal, o tambor Kan Truem, do qual se tiram duas versões para tons diferentes. No Sul é muito popular o Phleng Bok, sobretudo nas províncias de Chumhon, Surta Thani, Trang e Songkla. Grupos de cantores passeiam entre as pessoas, transmitindo notícias no dialecto local. É um género de expressão musical típico do fim de ano tailandês, para informar as pessoas de que o novo ano chegou e para contar diversas histórias. O melhor lugar para ouvir a música tradicional tailandesa é nos espectáculos organizados diariamente por muitos restaurantes e hotéis. Aqui encontramos a melhor maneira de escutar o som tradicional dos instrumentos tailandeses que acompanham na maioria das vezes um grupo de bailarinos vestidos com magnificos trajes.

Um comentário:

  1. Achei tudo muito interessante.É um pais de vasta cultura. Quem é musico deve se deleitar com as informaçoes.mas eu gostaria de uma ajudinha de quem puder me informaR sobre a trilha sonora do filme tailandes DORN O ESPIRITO.A cantora era magnifica e cançao tinha uma triste melodia. OBRIGADA!

    ResponderExcluir