sábado, 24 de janeiro de 2009

Música Peruana


Eu gostaria de começar nossa viagem musical pelo país onde despertou meu interesse em criar esse blog, como uma espécie de homenagem e ao mesmo tempo uma forma de aprender mais e dividir meu conhecimento com as pessoas que se interessam pela música do mundo.
A música peruana tem raízes andinas, espanholas e africanas. Na época Pré-Hispânica, as expressões musicais variavam de região para região; a Quena e a Tinya eram os dois instrumentos mais comuns. Os conquistadores espanhóis introduziram novos instrumentos como a guitarra e a harpa, assim como o desenvolvimento de instrumentos híbridos como é o caso do Charango. As contribuições africanas para a música peruana incluem os seus ritmos e o Cajón, um instrumento de percussão.
Graças a recentes descobrimentos arqueológicos de instrumentos musicais, se sabe que no Perú a música se remonta pelo menos uns 10.000 anos de antidade.
Dessa longa tradição provêm as “quenas”, as “zampoñas”, os “pututos” (trombetas de conchas marinhas) e uma grande variedade de instrumentos de vento em cuja fabricação se usaram materiais como cana, barro, osso, cornos e metais preciosos, assim como diversos instrumentos de percusão.
Mediante o contato com Ocidente se tem incorporado grande quantidade de instrumentos, os mesmos que têm sido criativamente adaptados às necessidades rítmicas e tonais de cada região do país. As amostras mais evidentes são as numerosas transformações que têm operado na harpa, o violino e a viola na serra peruana. O encontro do andino com o ocidental tem dado origem ao Perú mais de 1.300 gêneros musicais, tais como: landó, zamacueca (que deu origem à cueca chilena e à zamba argentina), festejo, panalivio, cumananas e socabones (este está entrando em decadência), todos estes são de origem africana. Existem também tondero; a marinera norteña, caracterizada pela dança de cortejo, movimentos rápidos e livres, sendo sua execução bastante complexa; a marinera limeña, esta marinera é mais recatada. As valsas crioulas, mais conhecidas internacionalmente como valsas peruanas, são também importantes partes da música costeira. Na serra são encontrados huaino, yaraví, muliza e os instrumentos utilizados na música da serra peruana são os mais variados tipos de zampoñas/sikus/antaras, quenas, cornos andinos, violino andino, a harpa e, inclusive, o saxofone. Por sua vez, a música da selva peruana está muito ligada às suas danças alegres, que geralmente é tocada com um tipo de flauta e tambores. Dois deles têm ultrapassado o âmbito regional e tem-se convertido em símbolos da identidade peruana: o huayno e a marinera.
Na atualidade continúam a assimilação de novos instrumentos -como sintetizadores, violas elétricas, baterías e harmônicas- e a criação de novos géneros, como a “chicha” ou “cumbia” peruana, que permitem à música peruana se-abrir a novas influências, para se extender, nacional e internacionalmente, além do espaço reservado ao vernacular.
Esta capacidade para a fusão e inovação musical exprime vivamente a força integradora e o caráter dinâmico da cultura peruana.



Alguns autores Peruanos:

-Manuel Miranda;
-Chabuca Granda;
-Eva Ayllon;
-Suzana Baca;
-Zambo Cavera;
-Perú Negro;
-Lucila Campos;
-Félix Casaverde.

2 comentários:

  1. Parabéns!!!

    El blog está "muito legal", muy chevere :-)

    ResponderExcluir
  2. A musica peruana é das mais diversas. Para conhecê-la vai ter que mergulhar muito porque e muita variada e com influencia de várias culturas além das próprias; gêneros de musica demais devido a influencia diversa ao longo da sua historia. O que geralmente ao nível tipico o que se conhece e a "musica criolla"(vals, ...), a "musica andina",muitas delas interpretadas por grupos bolivianos(mas a maioria pensa que são deles, e claro que os bolivianos tem composições originais também xD), tambem e conhecida a musica afro( festejo, alcatraz e outro generos afro-peruanos ) que e muito boa, marinera, tondero, huayno,huaylas, pampeñas, yaravies, musica da floresta peruana, instrumentais, etc etc etc.

    Os instrumentos muito variados, inclusive possuem vários tipos de violão,harpa, charango, zampoña, quena, etc ou seja rica demais. Alguns mais atuais são a cumbia peruana, chicha (psicodélica melhor ainda), trova.
    Agora se falamos de gêneros musicais mais modernos e globais como rock, metal, punk, pop etc, o Peru e muito rico tambem somente no rock tem uma historia boa, criadores do punk(Saicos, PAX), pioneiros e melhor rock psicodélico de america e reconhecidos mundialmente neste genero nos começos do rock psicodelico (Laghonia), rock progressivo (folk rock, etc e neste contexto é rica porque tem muito para fazer fusões), e de rock mais comercial atualmente mas muito bom por exemplo eh "Libido" here, algumas cancoes ao vivo: miscelânea ao vivo.

    Aqui um link dos gêneros musicais (mas nao são todos )típicos do Peru :
    http://es.wikipedia.org/wiki/Música_del_Perú

    ResponderExcluir


contador gratis